quarta-feira, 25 de abril de 2012

Libere a baiana!


Pitiatismo, palavra que define bem um ataque histérico, o famoso Piti. Quem nunca sofreu com um piti de uma mulher? Esposa, namorada, mãe, parente ou até de amiga... O piti em mulher não dificilmente pode ser provocado, claro que há exceções, mas devido ao jeito de ser emocional das moças este tipo de ataque sempre acontece. Mas e quando é com um homem? Os homens são muito mais razão do que emoção, não são histéricos, nunca são, sabem lidar com situações adversas e esconder seus sentimentos. Será?
Segundo definição do dicionário informal o piti está relacionado com barraco, chilique, raiva, impaciência, estar com a macaca, siritutico, nos nervos, fru-fru, tique-tac ou rodar a baiana... “Eeeeeeeeeeeeeeeeeepa!!!”. Curioso é que a origem dessa palavra dá mostra que ela não é tão moderna assim, segundo o Aurélio o Pitiatismo é: 1.Psiq. Designação dada por Joseph Babinski (1857-1932) aos distúrbios secundários da histeria, rigorosamente subordinados aos ditos primários. [Cf. histeria.]. Mas o que isso tem a ver com nosso futebol de terça-feira? O que aconteceu ontem? Não estou falando de ontem, que tivemos sim um piti, mas não foi só ontem.
O futebol é uma paixão, quando estamos envolvidos em uma partida o calor da emoção nos torna ansiosos, nervosos, irritados e até histéricos, e aí temos homens literalmente “Rodando a Baiana”. Mas calma aí, isso altamente compreensível! O que as nossas peladas de terça tem mostrado é que este tipo de coisa pode acontecer nas melhores famílias, há sempre um que “dá dessas...”, alguns já fizeram mais de uma vez, mas sempre tem. Isso é grave? Claro que não, os pitis do nossa brincadeira tem sido saudáveis assim como o esporte, muitas vezes, até o histérico ri de si mesmo, deixando a situação ainda mais inusitada. No caso das mulheres, não tente rir quando elas estão no meio de um piti, pode ser perigoso, mas os caras do nosso fut sempre tentam quebrar o gelo com piadinhas durante o piti alheio. Falta de respeito? Não. Só em alguns casos histéricos foi registrado alguma ofensa, que felizmente tem ficado por ali.
Não cabe citar nomes, todos sabemos quem são os praticantes do Pitiatismo, de qualquer forma, se ficar muito curioso pode perguntar para o Paulão, ele conhece os caras e a si mesmo também... Também não vou ficar aqui apontando, quem sabe, o próximo ataque histérico pode recair sobre mim né?! Ninguém está livre...
O revezamento está aí, todas semanas temos um piti, acho que cabe a enquete, de quem será o piti da semana que vem?
Não se sintam intimidados pela publicação, os pitis divertem, quando não acabam com o jogo, e quase sempre não acabam, continuem com os pitis, não sejam frios e nos façam divertir bastante, afinal, é isso que o futebol muitas vezes faz, aproxima os amigos e nos tira daquela pose formal que carregamos durante nosso dia de trabalho.

2 comentários:

  1. Vamos criar o Momento Lafon da semana no Quem trouxe este cara rsrs

    ResponderExcluir
  2. Pois é!!!

    Duas semanas seguidas tivemos o famoso "PITI"..
    E o sintomas foram parecidos. Ambos saem do campo e nao querem jogar mais. O da semana passada repensou e acabou voltando para a partida. O de ontem, nao deu o "braço a torcer" e saiu definitivamente de campo..

    HAHAHAHAHAHA


    A cada terça, temos uma historia para contar. rs

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!